3 de fev. de 2013

Remédios bíblicos para os pitboys


Por Davi Lago


O que são pitboys?

Todos sabem identificar os atributos de um pitboy: possuir grande porte físico, frequentar academias de musculação, praticar artes marciais, possuir um cachorro da raça pitbull e envolver-se frequentemente em brigas e confusões. Em outras palavras, o pitboy é o homem inútil e fútil por excelência.

O que a Bíblia fala sobre os pitboys

A Bíblia fala muita coisa sobre esses valentões:

Somente insensatos gostam de se envolver em brigas: “É uma honra dar fim a contendas, mas todos os insensatos envolvem-se nelas” (Pv 20.3).

Somente insensatos se irritam facilmente: “O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto” (Pv 12.16).

Somente idiotas encontram prazer na má conduta: “O tolo encontra prazer na má conduta” (Pv 10.23).

Não são músculos (nem banha) que alegram a Deus: “Não é a força do cavalo que lhe dá satisfação, nem os músculos do homem; o Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam sua esperança no seu amor leal” (Sl 147.10-11).

Malhação não é o sentido da vida: “O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (1Tm 4.8).

Dois remédios bíblicos contra os pitboys

Não devemos ser nem imitar os pitboys: “Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos, pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é o seu grande amigo” (Pv 3.31-32).

Não devemos desejar a companhia de pitboys: “Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles; pois destruição é o que planejam no coração, e só falam de violência” (Pv 24.1-2).

Oremos para que os pitboys se convertam ao evangelho.