7 de set. de 2014

BREVÍSSIMO MANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA




BREVÍSSIMO MANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA
Davi Lago

“Procure apresentar-se aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade” (2Tm 2.15).

Como ler a Bíblia? Uma leitura sadia da Bíblia pode levar em conta os seguintes princípios:

1. Observação: O que eu vejo?
Na observação você não interpreta nada no texto. No primeiro passo da leitura bíblica, você pode simplesmente observar o texto. A observação te dará os fundamentos para que você possa compreender o sentido do texto. Na observação, você pode fazer algumas perguntas-chave, como:
- Quem é o autor?
- A quem o texto foi escrito originalmente?
- O que aconteceu?
- Onde ocorreram os acontecimentos?
- Quando ocorreram os acontecimentos?
- Quem são os personagens envolvidos?
- Qual é o versículo principal?
- O que o texto diz sobre Cristo?
- Quais são as palavras que se destacam?
- Quais contrastes acontecem?

2. Interpretação: O que significa?
Algumas passagens bíblicas são fáceis de interpretar porque o sentido é explícito. Mas há passagens na Bíblia de difícil interpretação. Portanto, com muita humildade, e sob a orientação do Espírito Santo, devemos interpretar cuidadosamente o texto. Todos podem crescer no conhecimento bíblico e na interpretação.
- A Bíblia interpreta ela mesma. Nenhum texto bíblico pode ser compreendido sem levar em conta o ensino global da Bíblia sobre o assunto. A Escritura deve ser interpretada pela Escritura.
- Nenhum texto bíblico pode ser interpretado sem levar em conta seu gênero literário. A passagem é uma poesia? É uma narrativa histórica? É uma profecia?
- Nenhum texto bíblico pode ser interpretado sem levar em conta o contexto histórico em que foi escrito. É preciso buscar o sentido original do texto e somente depois aplicá-lo aos nossos dias.
- Nenhum texto bíblico pode ser corretamente compreendido sem a iluminação do Espírito Santo. Ou seja, a leitura da Bíblia deve ser feita em espírito de oração, humildade e submissão à voz de Deus.

Quando algo lhe parecer muito difícil de compreender, faça como William Both, que costumava dizer: “Estudar a Bíblia é como comer peixe: separe os espinhos e coma a carne”. Deixe os espinhos num canto e depois peça instrução sobre eles a alguém mais experiente. Confie em Deus. Há coisas na Palavra que pertencem a Ele: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus” (Deuteronômio 29.29).

3. Aplicação: Como o texto interfere na minha vida?
Não podemos parar na interpretação. É preciso dar mais um passo: a aplicação. A Bíblia não é mera teoria, ela é um texto prático que tem poder para transformar vidas. Há algumas perguntas que também poderão te orientar na aplicação do texto à sua própria vida:
- Há algum exemplo que eu devo seguir?
- Há algum pecado que é condenado?
- Há alguma promessa para eu crer?
- Há alguma oração que eu possa repetir?
- Há algum verso que eu possa decorar?
- Há algum mandamento que eu devo obedecer?
- Há algum desafio que eu devo enfrentar?

Faça pequenas anotações em um caderno. Marque as palavras-chave e os versículos principais. Anotar o que Deus lhe mostrou é uma forma eficaz de aplicar os ensinos bíblicos à sua vida.

Outros conselhos práticos para a leitura e o estudo da bíblia

- Separe tempo. Veja um horário que seja compatível com sua rotina.
Inicie a leitura com uma oração curta. Inicie seu estudo com uma oração curta adorando a Deus. Lembre-se que durante todo o estudo do Livro, o Autor estará presente. Ore confessando seus pecados. Precisamos examinar nosso coração antes de examinarmos as Escrituras. Ore pedindo ao Espírito Santo que te ilumine, assim como o salmista: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18).

- Leia várias vezes o texto. Leia atentamente a passagem. Não leia apressadamente, não corra pelo texto. Leia até absorver seu conteúdo. Durante a leitura atenta e reverente, feita em espírito de oração, o Espírito Santo ilumina nossas mentes.

- Comece lendo um capítulo por dia e naturalmente sua leitura aumentará (em quantidade e qualidade). O arcebispo da igreja da Inglaterra Stephen Langton, que morreu em 1228, dividiu a Bíblia em capítulos para que sua leitura fosse facilitada.

- Medite em tudo que você ler. Pense naquilo que você leu. Examine o texto. Assimile todo conteúdo. Reflita. Medite durante todo o dia. Veja a atitude do salmista: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro!” (Salmo 119.97). Deite-se pensando nas Escrituras. Durma com o desejo de ver Deus no dia seguinte. A Bíblia provoca uma revolução dentro de você.

- Carregue com você uma Bíblia pequena. Existem Bíblias pequenas que você pode levar por onde for. Isso tem sido uma benção na minha vida. Nunca desperdiço tempo. Sempre que abre uma brecha na minha rotina, eu leio a Bíblia. Tenho lido a Palavra no carro, no ponto de ônibus, na rua, na faculdade, no restaurante, no banco, etc.

[Bibliografia básica indicada e comentada]

HALLEY, Henry. Manual bíblico. São Paulo: Vida Nova, 1998.
Livro clássico e amado por vários cristãos que explica toda a Bíblia com dados arqueológicos, históricos, geográficos e teológicos. Possui ainda uma bela descrição do poder da Bíblia na introdução com uma interessante lista de frases de pessoas ilustres sobre a grandiosidade da Bíblia.

LAHAYE, Tim. Como estudar a Bíblia sozinho. Belo Horizonte: Betânia, 1979.
Um guia básico e eficiente para pessoas que desejam iniciar uma rotina de estudos bíblicos sozinhas. Apresenta um plano de estudo

LANG, J. Stephen. 777 curiosidades sobre a Bíblia e seu impacto na história e na cultura. São Paulo: Vida, 2006.
Este livro apresenta vários fatos interessantes sobre a Bíblia e sua vasta influência sobre a civilização. Engloba uma variedade de dados que podem ser muito úteis em conversas com incrédulos.

LUTZER, Erwin. Sete razões para confiar na Bíblia. São Paulo: Vida, 2001.
Livro de fácil leitura muito válido para solidificar e orientar sua explicação sobre as razões da sua fé.

STOTT, John. Entenda a Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.
Obra altamente recomendada. Talvez a introdução à Bíblia contemporânea mais bem elaborada. O Pr. John Stott é um exímio expositor bíblico e sua escrita é lúcida e objetiva. Obra indispensável ao estudante da Bíblia.

WARREN, Rick. 12 maneiras de estudar a Bíblia sozinho. São Paulo: Vida, 2003.
O Pr. Rick Warren compilou métodos variados e utilizados por gerações de cristãos para o estudo das Escrituras. Possui vários exemplos e é uma grande inspiração para a fundamentação do hábito de estudo bíblico.